(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Setembro Amarelo - Como identificar que tem algo de errado comigo?

Continuando os textos especiais sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio (saiba mais nesse texto) hoje tentaremos identificar sinais em nós mesmos que podem significar alertas relacionados a depressão e a tendência ao suicídio.

Tristeza x Depressão

Vamos começar fazendo uma distinção entre tristeza e depressão, que causa muitas dúvidas nas pessoas na hora de identificar a necessidade de procurar um profissional.
Sentir tristeza é algo natural da vida, pois sofremos perdas, de vários tipos e intensidades, o problema acontece quando essa tristeza não passa, torna-se o centro da sua vida, e você pensa e a sente o tempo inteiro. Quando ela atrapalha as atividades que você faz ao longo do dia, quando tira o sentido da sua vida.

Tenho pensamentos suicidas?

Como podemos identificar que estamos tendo pensamentos suicidas? Quem responde essa pergunta é o Psicólogo Fábio Lessa: “pensar sobre a morte é algo natural, mas passa a não ser quando sua frequência é muito grande, quando periodicamente surgem pensamentos e ideias para dar fim a própria vida, justificadas como uma solução para os problemas que temos”.

Estes pensamentos se manifestam através da perda da vontade de viver, que “pode ser observada através da perda brusca de apetite, perda do interesse sexual, afetivo ou social, perda da vontade ou capacidade de trabalhar, estudar ou se relacionar” nos conta Fábio.

O que posso fazer?

Se você identificou que está tendo esses pensamentos não saudáveis, a primeira coisa que pode fazer é buscar entender o que deu origem a tais pensamentos, e através dessa descoberta retomar um sentido para sua vida. Esse processo nem sempre é fácil e fazer sozinho pode ser difícil, por isso procure conversar com pessoas próximas e que você confia, como amigos e familiares. A ajuda profissional também é recomendada, e atualmente o atendimento psicológico pode ser realizado de casa, por mensagem ou vídeo chamada, o que facilita o contato com o psicólogo.

Se você precisa conversar, em total sigilo com pessoas preparadas para atendê-lo, ligue para o CVV no número 188, é gratuito, ou converse por e-mail ou chat, 24 horas por dia, todos os dias. Mais informações em: https://www.cvv.org.br/

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.