(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Setembro Amarelo - Mês de Prevenção ao Suicídio

Acabamos de entrar no mês de Setembro, mês oficial de prevenção ao suicídio, conhecido popularmente como Setembro Amarelo.

Ao longo deste mês traremos conteúdos especiais para nos ajudar a conversar sobre suicídio com nossas famílias, conhecer os sintomas e a melhor forma de ajudar quem precisa. Hoje começaremos entendendo um pouco mais sobre como a campanha começou e alguns dados muito importantes.

Por que Setembro Amarelo?

Em 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos, Mike Emme, cometeu suicídio. Ele era um adolescentes comum, de personalidade caridosa e com habilidade mecânica, restaurou sozinho um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Ele gostava tanto do carro que os amigos o apelidaram de “Mustang Mike”.
No dia do funeral, seus familiares e amigos levaram uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles. Dentro estava escrita a frase “se você precisar, peça ajuda”. Os cartões se espalharam pelo país e muitas pessoas buscaram e encontraram ajuda.


(Imagem: Internet)

Campanha pelo Mundo

Em 2003 a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e o amarelo do carro de Mike foi escolhido como cor e símbolo do movimento.
No Brasil, a campanha chegou em 2015, incentivada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
A partir de então, durante o mês de Setembro são realizadas palestras e diversas ações por todo o país para reforçar a importância do diálogo sobre o assunto e assim ajudando aqueles que estão vulneráveis a não seguirem o mesmo caminho que Mike.


(Imagem: Ações realizadas ao longo do mês de Setembro pela CVV no país)

O que leva as pessoas a recorrer ao suicídio?

Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com o Psicólogo Fábio Lessa, que nos explicou que a causa predominante do suicídio é a depressão, mas que transtornos relacionados a ela, como o bipolar, também estão associados ao suicídio.

“Tudo começa com pensamentos suicidas, decorrentes de sentimentos extremos de tristeza e angustia, onde os planos para dar fim a própria vida começam, com o objetivo de dar alívio para todo o sofrimento diário”, explica Fábio. Muitas pessoas não chegam a colocar em prática tais planos, mas apenas o pensamento sobre eles já é preocupante.

Os números assustam

Observa-se um número crescente de casos de suicídio no Brasil, principalmente entre jovens, onde houve um aumento de 30% nos casos.
No Brasil, a cada 45 minutos um suicídio acontece. No mundo há uma tentativa a cada três segundos, e um suicídio a cada 40 segundos. O suicídio já está entre as principais causas de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Por tudo isso, é muito importante que a campanha do Setembro Amarelo aconteça, que cada um de nós pesquise um pouco mais sobre o assunto para ficar atendo aos sintomas em nós mesmos e no outro.

Se você precisa conversar, em total sigilo com pessoas preparadas para atendê-lo, ligue para o CVV no número 188, é gratuito, ou converse por e-mail ou chat, 24 horas por dia, todos os dias.
Mais informações em: https://www.cvv.org.br/

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.