(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Questionamentos sobre o Estresse



Como podemos definir o “estresse”?

Pode ser definido como uma reação do organismo causada por determinados estímulos externos (estressores) que normalmente deveriam permitir ao indivíduo superar situações de adversidade. Em algumas situações estas respostas do organismo não são suficientes para gerar uma ação positiva frente a estes estímulos, revertendo esta resposta em uma série de sintomas físicos e mentais que, a grosso modo, visam afastar o indivíduo dos estímulos estressores. O termo estresse foi tomado emprestado da física, onde designa a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais.

Existem tipos diferentes e intensidades diferentes?

Existem dois tipos ou níveis diferentes de estresse: o eustresse (eustress) ou desgaste, que indica a situação em que o indivíduo ainda possui meios (físicos, psíquicos...) de lidar com a situação, e o distresse (distress) ou esgotamento, que indica a situação em que a exigência é maior do que os meios para enfrentá-la. Apesar de ainda ser usado em inglês, o termo "distresse" caiu quase em desuso, sendo substituído pelo próprio termo estresse, que passou a ter o sentido (atual) negativo de desgaste físico e emocional.

Quais são os mais comuns?

O que diferencia os tipos de stress são os estímulos estressores e as diferentes repostas de cada organismo em relação a eles. Cada individuo reage particularmente a mesma situação, podendo apresentar os mais diversos sintomas físicos e psicológicos. De uma maneira geral os estímulos estressores são classificados da seguinte forma:

Acontecimentos biográficos críticos: são acontecimentos localizáveis no tempo e no espaço, que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida e provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Esse acontecimentos podem ser positivos e negativos e ter diferentes graus de normatividade, ou seja, de exigência social. Exemplos são casamento, nascimento de um filho, morte súbita de uma pessoa, acidente, etc;

  • Estressores traumáticos: são um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo.
  • Estressores quotidianos: são acontecimentos desgastantes do dia a dia, que interferem no bem-estar do indivíduo e que veem essas experiências como ameaçadoras, dolorosas, frustrantes ou como perdas. São exemplos: problemas com peso ou aparência, problemas de saúde de parentes próximos que exigem cuidados, aborrecimentos com acontecimentos diários (cuidados com a casa, aumento de preços, preocupações financeiras, etc.);
  • Estressores crônicos são situações ou condições que se estendem por um período relativamente longo e trazem consigo experiências repetidas e crônicas de estresse, por exemplo: excesso de trabalho, desemprego, etc. e situações pontuais, ou seja com começo e fim definidos que trazem consigo consequências duradouras. Exemplo: estresse causado por problemas decorrentes do divórcio.

Quais são as causas mais comuns?

decepção amorosa; dor e mágoa; eventos traumáticos relacionados à morte, perdas, divórcios, mudanças bruscas, doenças etc; responsabilidades: dívidas não pagas e falta de dinheiro; trabalho/estudo: intimidação ("bullying"), provas, tráfego lento e prazos pequenos para projetos; Assédio Moral, relacionamento pessoal: conflito e decepção;

estilo de vida: comidas não-saudáveis, fumo, alcoolismo e insônia; exposição de estresse permanente na infância (abuso sexual infantil, exploração, negligência, violência psicológica e física).

Quais são os sintomas mais comuns?

Os principais sintomas psicológicos do estresse são a ansiedade e a depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente ou estimulo estressor, que desencadeie alguma resposta do organismo enquanto determinado tipo de sintoma físico ou psicológico. Os sintomas físicos geralmente estão associados a problemas cardiovasculares, porém podem variar muito de acordo com cada organismo, o que dificulta o seu diagnostico.

Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de vir a ocorrer doenças, especialmente cardiovasculares.

Como ocorre o tratamento? (medicação, consultas...)

Além do combate aos sintomas físicos, faz-se necessária a conscientização de que os próprios sintomas são uma defesa frente aos estímulos estressores, neste ponto um processo terapêutico, assim como a orientação psicológica online, pode ajudar muito na compreensão da natureza destes sentimentos, auxiliando no sentido de uma mudança de hábitos e estilos de vida, e na elaboração de estratégias de enfrentamento.

Por isso, o autoconhecimento é uma peça chave neste processo, pois auxilia no reconhecimento dos recursos pessoais disponíveis, tornando-os mais conscientes e desta forma com maior possibilidade de serem utilizados assertivamente no combate a estes sintomas. As crises também geram autoconhecimento que permitem o reconhecimento dos pontos mais vulneráveis nos quais tem-se a tendência a somatizar frente a exposição a determinados estímulos estressores.

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.