(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Questões sobre o Autoconhecimento




Como podemos definir o “autoconhecimento”?

Por autoconhecimento entende-se ter uma percepção das próprias emoções, reconhecendo pontos fortes e fracos. É saber aonde se quer chegar e o porquê, ter uma missão que mova a sua vida, ter sensibilidade para admitir as próprias limitações e pedir auxílio quando necessário.

O autoconhecimento envolve também ter uma boa noção dos valores que guiam as próprias ações e que formam a “fortaleza interna” de cada um. Valores orientam as ações e não se alteram com facilidade, ainda que sejam refinados com o tempo. Quando esta “bagagem de mão” é reconhecida, podemos ser autênticos: falar e fazer, ser modelo, inspirar e compartilhar recursos (conhecimentos, experiências, ferramentas, estratégias)

Quais são as vantagens de se conhecer por completo?

Conhecer a si mesmo não é uma tarefa fácil, requer disponibilidade e o desejo de olhar para si e refletir sobre nossas potencialidades e sobre os aspectos que necessitamos melhorar. Por isso, é comum a resistência num primeiro momento, mas na medida em que vamos aprofundando o entendimento sobre nós mesmos é como se um amplo universo de descobertas e possibilidades estivesse a nossa disposição.

Como só confiamos no que conhecemos, a autoconfiança é resultado do autoconhecimento. Com autoconfiança é possível liderar-se, e obter um maior controle e discernimento sobre as próprias emoções e impulsos. É também crucial para nos relacionarmos com qualidade e podermos transformar a realidade. Também nos permite adquirir maior inteligência emocional, se temos noção de nossos sentimentos e paixões, das coisas que nos entusiasmam e nos desanimam, daquilo que nos torna eficazes e do que nos impede de avançar, podemos gerir nossas emoções.

As desvantagens em não se conhecer é que geralmente os acontecimentos interferem com maior intensidade nas emoções provocando maiores casos de desequilíbrio e perda de controle. Conhecendo bem nossas emoções, podemos ter uma maior empatia ao percebermos melhor a emoção das outras pessoas, como elas estão se sentindo e vendo as coisas, e podemos usar tudo isso para agir em conformidade com o meio, estabelecendo relações mais harmônicas e satisfatórias.

Qual é o caminho para o Autoconhecimento?

Sobretudo, o autoconhecimento permite que reconheçamos nossos pontos fortes e fracos, e em que podemos ser melhores, esta é a informação mais importante e valiosa, porém a mais difícil de ser acessada. Uma maneira é buscar um feedback das pessoas com as quais você convive, deixando que elas apontem com sinceridade seus aspectos pessoais que interferem nessas relações, ouvindo com humildade e um espírito aberto para mudança.

Outra maneira é através de um teste de autoconhecimento baseado na teoria dos tipos psicológicos do psicologo Carl G. Jung, que aponta nossas preferências entre alguns pares de características psicológicas. Consequentemente, apontam dentro destas caraterísticas, os pontos em possuímos maiores facilidades e dificuldades em determinados aspectos psicológicos. Com o apoio destas informações é possível iniciar nesta jornada de autoconhecimento.

As informações contidas nos laudos servem como base para a busca do conhecimento e entendimento de nós mesmos e dos outros e, principalmente, em como podemos melhorar nossas relações. A orientação psicológica online pode aprofundar ainda mais este processo de autoconhecimento, através de uma devolutiva pontual do resultado do teste de perfil psicológico, ajudando na compreensão e conscientização destes aspectos, através da elaboração de estratégias de desenvolvimento. Então pode-se fazer um compromisso de transformação consigo próprio para melhorar em cada oportunidade.

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.