(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Setembro Amarelo - Prevenindo a Depressão

Como dissemos em textos anteriores, a depressão é uma doença real e tratável mas, principalmente por discriminação e ignorância, não conversamos o quanto deveríamos sobre ela. Dessa forma, dedicamos o mês de Setembro para fazer isso. Afinal, somente quando conversamos sobre um problema, podemos ter noção do seu tamanho e gravidade tendo condições, assim, de prevení-lo.

Há muitos tipos de depressão mas, de um modo geral, listamos aqui algumas coisas que você pode fazer para se prevenir:

1. Ter uma dieta equilibrada
Manter uma rotina alimentar saudável ajuda o seu organismo, entre outras coisas, a regular os hormônios responsáveis para a manutenção do seu humor e, com isso, melhora sua qualidade de vida.

2. Pratique exercícios físicos regularmente
Praticar exercícios, além de inúmeros benefícios para a sua saúde, estimula seu cérebro a produzir endorfina, um hormônio que leva à sensação de bem-estar e tranquilidade, podendo inibir o estresse e ajudando na prevenção da depressão.

3. Mantenha uma rotina de sono regular
Estudos mostrar que dormir pouco aumenta as chances do desenvolvimento de uma depressão. É durante o sono que a mente "organiza a casa" e se prepara para receber a enxurrada de informações do dia seguinte.

4. Durante sua rotina diária, alterne suas atividades obrigatórias com pequenas ações prazerosas
Isso ajuda a valorizar seu trabalho e colabora para o seu bem-estar.

5. Não se sobrecarregue
O estresse contínuo causa a liberação de grandes quantidades de adrenalina, o que aumenta a ansiedade, causa insônia, altera a libido e piora o humor. Além disso, ele contribui para debilitar o seu sistema imunológico, tornando o seu organismo suscetível a doenças infecto-contagiosas. Aproveite também para diminuir as doses de cafeína.

6. Não se culpe!
Lembre-se que sua intenção foi boa e que errar é humano! Aprenda com seus erros e procure acertar da próxima vez. Além disso, tenha o hábito de valorizar mais suas conquistas do que seus erros.

7. Não engula sapos nem guarde rancor ou mágoas!
Adquira o hábito de falar sobre seus ressentimentos.

8. Defina pequenas metas diariamente ou semanalmente, anotando tudo que tiver alcançado
A organização também ajuda a evitar a depressão, além de facilitar o seu trabalho e proporcionar mais tempo livre para dedicar às atividades prazerosas.

9. Tente pautar sua vida em atividades prazerosas na maior parte do tempo
Trabalhar com o que você gosta de fazer, morar numa casa agradável e aconchegante, estudar o que gosta e ter pessoas queridas ao lado são as melhores maneiras de prevenir a depressão.

10. Invista em lazer aos finais de semana
Sair da rotina é uma forma de resgatar a tranquilidade e a paz de espírito, além de combater o estresse e a depressão.

11. Mantenha um hobby
Quando você está envolvido com seu hobby, deixa de pensar nas preocupações rotineiras e isso ajuda a relaxar.

12. Mantenha bons relacionamentos
Relacionar-se com pessoas que você gosta aumenta o seu sistema imunológico, ajuda a reduzir o estresse e a diminuir a ansiedade, ajudando a melhorar seu bem-estar.

13. Aprenda a lidar com as perdas
Elas fazem parte da vida e devemos lidar com elas da forma mais positiva possível. Todos têm direito de se revoltar mas a superação dessa revolta é fundamental para não se deprimir nesses momentos.

14. E o mais importante: Construa sua autoconfiança
A autoconfiança e o autoconhecimento, mais do que prevenir, torna você imune à depressão. Existem muitas maneiras de buscar desenvolver melhor seu autoconhecimento mas, se não conseguir fazer isso sozinho, nós podemos ajudá-lo on-line com toda a segurança necessária.

Procure conversar com seus amigos e familiares a respeito desse assunto. Assim, além de ajudar mais pessoas a se prevenirem, você está dando abertura para possíveis pedidos de ajuda em caso de problemas.

Se você precisa conversar, em total sigilo com pessoas preparadas para atendê-lo, ligue para o CVV no número 188, é gratuito, ou converse por e-mail ou chat, 24 horas por dia, todos os dias. Mais informações em: https://www.cvv.org.br/

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.