(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Setembro Amarelo: 5 filmes sobre Depressão na Netflix

Entender o que se passa na mente de uma pessoa com depressão não é tarefa fácil, principalmente para quem não faz ideia do mal que essa doença pode ocasionar. Para ajudá-lo a entender e a apoiar amigos e familiares depressivo, sugerimos que assista os filmes listados abaixo.


The Babadook

Este filme traz reflexões sobre a depressão de maneira criativa e obscura, através da ótica de um filme de terror. Nele, somos apresentados a Amelia, uma mãe que acabou de perder o marido em um acidente de carro e ainda precisa enfrentar os desafios da maternidade.
A atmosfera sufocante do filme simula os sentimentos depressivos, e compara a doença com uma entidade demoníaca que afasta mãe e filho do mundo exterior.


Imagem: internet



Garota, Interrompida

Esta história retrata a dura realidade das mulheres do século 20, que não contava com suporte adequado para as dificuldades psicológicas, e ao invés disso eram rotuladas como instáveis e internadas em hospícios. 
O abandono, o preconceito e os estereótipos misóginos da época desempenham papel importante no surgimento e agravamento da depressão nas personagens, que são marginalizadas pela sociedade.


Imagem: internet

O Mínimo para Viver

Conta a história de Ellen, em depressão devido a anorexia, um distúrbio alimentar. Junto a um especialista e outros jovens ela passa a encarar o futuro de modo mais otimista.


Imagem: internet


Divertida Mente

Com um enredo complexo, mas compreensível para as crianças, essa animação da Pixar também apresenta lições cruciais para o público adulto. Através da história de Riley, uma garotinha de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua rotina, "Divertida Mente" mostra como a alegria e a tristeza são igualmente importantes para que exista equilíbrio em nossa vida.


Imagem: internet


The Fundamentals of Caring

Após sofrer uma perda trágica, o escritor Ben perdeu o rumo. Na tentativa de encontrar algum sentido, resolve tornar-se cuidador pessoal. Seu primeiro paciente é Trevor, um adolescente de 18 anos com distrofia muscular e um senso de ironia afiadíssimo. Esta é uma produção original Netflix que mostra como o exercício da empatia pode ajudar a lidar com a depressão.


Imagem: internet


Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.