(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

A noite de São João e o Fogo da Transformação


Muitas tradições apontam que a noite de São João é comemorada ao redor de uma fogueira pelo simbolismo de transformação a que o fogo remete. Da mesma forma as festas juninas, com toda sua temática fazem referência ao retorno às origens. A princípio o simbolismo da roça sugere um contato com a ancestralidade, e nos liga a um imaginário relacionado com os traços da cultura brasileira que apresenta uma formação historicamente rural.


O sentido psicológico do retorno às origens consiste na possibilidade de retomar alguns pontos da própria história individual que ainda possam não estar bem elaborados. Por isso, o retorno a um passado simbólico possibilita entrar em contato novamente com memórias, sentimentos e emoções que foram vivenciadas em outros períodos longínquos da vida, principalmente da infância, nos quais os principais traços da personalidade são formados.


A sensação de nostalgia que as festas juninas evocam está inscrita dentro de uma tradição cultural que também diz respeito à formação dos traços de identidade cultural de um povo. Neste sentido, o encontro das lembranças e memórias individuais com os elementos culturais que contam a história de um coletivo promove a possibilidade de dar um novo significado para estas vivências.


Como foi dito, estas memórias estão na base da formação da própria personalidade, assim, conforme se tem a oportunidade de ressignificar estas lembranças, é possível alargar a compreensão da importância destas vivências na formação da própria história. O contato com suas raízes permite se tomar consciência da matéria prima subjetiva e emocional utilizada na construção dos alicerces da própria estrutura psicológica.


Aqui entra o simbolismo do fogo na noite de São João. Sabemos que esta data representa principalmente em algumas regiões do grande interior brasileiro, um retorno de grande parte da população às suas cidades natais. O contato e o reencontro com um núcleo familiar ancestral, do qual na vida moderna das grandes cidades encontra-se muitas vezes esquecido ou adormecido no fundo de gavetas e fotografias, mas que, no entanto não é frequentemente vivenciado em um âmbito subjetivo e emocional.


Nesta noite, tradicionalmente nas pequenas cidades do interior do país, muitas famílias acendem uma fogueira na frente de suas casas em homenagem a São João e recebem os demais amigos e familiares para uma confraternização em volta desta fogueira. O grande simbolismo deste encontro ao redor do fogo tem um significado psicológico, cultura e social muito profundo. Pois, enquanto se dão estes reencontros, as emoções e sentimentos gerados a partir destas vivências podem ser literalmente queimados nesta grande fogueira.


O sentido de transformação destes laços que nos unem ao passado e a própria história gera uma possibilidade de transformação individual e social, através deste grande símbolo e de toda uma ritualística envolvida em uma áurea mística e religiosa que alimenta a vida espiritual do povo brasileiro. Mas, que também remete à possibilidade de interiorização e reflexão dos elementos que fazem referência a uma profundidade psicológica, através do contato com imagens arquetípicas do grande inconsciente coletivo.


Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.