(48) 98821-5097
 contato@psico-online.psc.br

Blog

Feridas do Ego



O papel da psicopedagogia no diagnóstico e tratamento da violência psicológica.


Todos aqueles que já foram crianças sabem o quanto os amigos são importantes nesta fase da vida. Você deve se lembrar de algumas pessoas que ocuparam um lugar muito especial na formação do seu ser. Mas também deve se lembrar de alguns episódios que deixaram marcas profundas, que você carrega ao longo da vida. Dizemos que esta fase é tão importante porque, em linhas gerais, é quando estamos desenvolvendo nossa personalidade.


Os principais traços que formam o nosso caráter vêm primeiramente da família, onde se encontra a base dos nossos valores. A partir disso, ele vai se consolidado através das demais situações de socialização. Desde os primeiros grupos da infância até a adolescência, complementamos estes traços por meio de experiências individuais e sociais. O processo de individuação fornece literalmente os contornos do nosso ego, delimitando assim nossa personalidade.


Os relacionamentos têm um papel fundamental no desenvolvimento psicológico, pois ajuda a nos diferenciar dos demais, reforçando assim nossa individualidade. Mas ela também vai sendo construída através do olhar do outro, e da forma como as outras pessoas nos enxergam. Nós sempre podemos olhar no espelho e reconhecer a nossa aparência, porém é somente através das relações sociais que podemos reconhecer nossa personalidade.


Por isso o ser humano é um animal social e somos tão dependentes uns dos outros. O grande problema ocorre quando, nesta fase do desenvolvimento, somos expostos a uma imagem extremamente negativa de nós mesmos. Baseada na ofensa, desrespeito e situações de exclusão social e humilhações constantes.


Nestes casos, dizemos que se desenvolve um processo de negação de alguns traços da personalidade, que em algumas situações evoluem para algum nível de embotamento afetivo, refletindo em bloqueios emocionais que podem prejudicar seriamente o desenvolvimento da personalidade e da aprendizagem.


A psicopedagogia possui ferramentas para ajudar no diagnóstico e tratamento dos casos de violência psicológica, procurando dissolver estes bloqueios através do estímulo e reforço da auto-estima. Busca-se recuperar a capacidade de segurança no desenvolvimento de novos recursos através da socialização e da troca afetiva.


O atendimento psicológico online pode orientar os pais, ou familiares, a lidar com as situações de violência psicológica, seja no âmbito escolar ou doméstico. As crianças e adolescentes também podem participar das sessões, mediante o preenchimento do formulário de autorização. Nestes casos, utiliza-se o instrumental da psicopedagogia no sentido da restauração da capacidade de desenvolvimento saudável da personalidade e da aprendizagem.  

Psico-Online

Atendimento: Fábio Lessa Peres

CRP 12/08899

Mentor Jung na Prática
© Psico-online 2019.
Todos os direitos reservados.